O que é Cidadania?

urbanO termo cidadania tem origem etimológica no latim civitas, que significa cidade. Estabelece um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade.

  1. O conceito de cidadania como conhecemos hoje, insere-se no contexto do surgimento da Modernidade e da estruturação do Estado-Nação.
    Está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre buscam mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformando frente às dominações, seja do próprio Estado ou de outras instituições.Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.No Brasil ainda há muito o que fazer em relação à cidadania – um país que convive com o drama de milhões de pessoas em situação de miséria, altos níveis de desemprego, da taxa significativa de analfabetos e semianalfabetos, e ainda, alarmantes índices de violência.

    Cidadania é, portanto, o exercício dos direitos e deveres Civis, Políticos e Sociais estabelecidos na Constituição de um país;

  1. Civil: direitos inerentes à liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; direito de propriedade e de conclusão de contratos; direito à justiça; que foi instituída no século 18;
  2. Política: direito de participação no exercício do poder político, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituições de autoridade pública, constituída no século 19;
  3. Social: conjunto de direitos relativos ao bem-estar econômico e social, desde a segurança até ao direito de partilhar do nível de vida, segundo os padrões prevalecentes na sociedade, que são conquistas do século 20.

Fonte: *Adaptação do artigo de Orson Camargo (Brasil Escola) e Site Significados

We’d go to the playground, and women from all over prothesiswriter.com/ new york would say, ‘oh god, you’re so good with kids.
Posted in Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *